Sinopse: O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia. Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer? Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono.
Eu sou completamente viciada em fazer listas, todo mundo que me conhece sabe disso. Eu sou usuária do site Listography há cerca de 5 anos e sempre soube que eles tinham os seus livros próprios, mas que só eram vendidos no exterior. Sendo assim, eu ficava só na vontade. Quase tive um heart attack quando descobri que haviam lançado a versão traduzida do livro principal deles, o Listografia. Coloquei ele correndo na minha "lista (hahahaha)" de desejos literária. Mas, a vontade de comprar ficou ainda mais forte quando vi ele pessoalmente. Minha prima Luíza ganhou um e me mostrou. Passou um tempo, não resisti e comprei também. Enfim, tô aqui hoje pra compartilhar com vocês minhas impressões.
Primeiramente, queria dizer que quando o livro chegou eu fiz mais de 10 listas em dois dias, hahahaha. Minha mãe até disse que eu acabaria com o livro em 2 semanas. Ele tem 160 páginas, sendo que de um lado é uma ilustração, e do outro, a proposta de lista com as linhas pra você preencher. Nessas ilustrações de Nathaniel Russell, a própria autora cita coisas que ela colocaria se fosse a autobiografia dela. Isso dá um toque super fofo e especial ao livro.
A obra possui as páginas amareladas, diagramação extremamente centralizada e letras de tamanho ideal (tudo que amo reunido em um livro só). O livro não possui orelhas/abas, as bordas são arredondadas, sua capa tem cores bem vivas e é texturizada.
A ideia é soltar a imaginação e as lembranças. Esse livro é ótimo para aqueles dias que a gente tá sem inspiração, ou com preguiça de fazer alguma coisa que exija mais da gente. Você vai ver que as ideias e a sua criatividade vão fluir mais facilmente e isso vai te ajudar em várias áreas da sua vida.