Na agitação diária, do seu trabalho, da sua família, dos seus amigos, da sua casa, da sua cidade e ou de qualquer outro local que você costuma frequentar na sua rotina diária, raramento você se lembra de você e fica consciente do seu corpo (a não ser que ele te chame atenção através de alguma dor).
O Pranayamaé conhecido como exercício respiratório. Mas é muito mais do que isso. Pranayama significa controle do Prana, a força da vida. Ou ainda, extensão e expansão da dimensão do Prana. Com as técnicas de pranayama podemos ativar e regular essa força vital, concentrando altos níveis dessa energia em nosso corpo sutil.
Tudo que está ao nosso redor possui Prana, a energia sutil. Por isso, nosso estilo de vida incluindo alimentação, atividades físicas, trabalho, sono e relações sexuais afetam a distribuição e o fluxo de Prana. As técnicas de Pranayama revertem a desvitalização dos órgãos e até pequenas disfunções metabólicas decorrentes de irregularidades no estilo de vida, alimentação inadequada e stress.
A maior parte das pessoas, respira incorretamente. O Pranayama prepara o indivíduo para treinar sua respiração, ampliando sua capacidade pulmonar. No corpo, podemos observar como consequência uma reeducação dos músculos da cavidade pulmonar e a ampliação na região torácica. Observamos ainda um estado de calma e tranquilidade, quando deixamos nossa respiração ritmica, lenta e profunda. A energia bloqueada em padrões mentais, muitas vezes inconsciente, é liberada, e o Prana flui livremente pelas Nadis (canais de energia por onde o Prana circula).
O Pranayamanaé uma forma de trazer saúde para todo o nosso corpo e preparar nosso corpo-mente para a meditação. “Há uma conexão íntima entre a respiração, as correntes nervosas e o controle dos Pranas interiores ou forças vitais. O Prana se torna visível no plano físico, como movimento e ação, e no plano mental como pensamento. Pranayama é o meio pelo qual o yogue tenta realizar, dentro de seu corpo, toda a natureza cósmica e se esforça para atingir perfeição por acessar todos os poderes do Universo”, diz Swami Satyananda Sarasvati.
Indico ainda esses vídeos sobre respiração: