Feng Shui é o estudo que revela o equilíbrio ou desequilíbrio do lugar e propõe o reequilíbrio quando preciso em cada um dos cômodos da casa e no todo.
A filosofia milenar chinesa utiliza vários recursos como as cores e materiais que influenciam no interior de nossas casas e vidas. O objetivo é melhorar a energia vital (chi) que está presente em todos os seres vivos e em nossos ambientes. A prática consiste em identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados do imóvel e aplicar técnicas e curas que fortalecerão o chi do ambiente, trazendo benefícios aos seus ocupantes.
O primeiro passo é saber qual a área de sua vida correspondente a cada cômodo de seu lar. Para isso, o instrumento do Feng Shui é o bá gua, uma espécie de bússula octogonal onde estão determinadas as suas aspirações de vida e os elementos relacionados a elas.
Para usar o bá gua, coloque-o sobre a planta de sua casa, de modo que o gua do trabalho coincida com a porta de entrada.
A presença da natureza
É importante nos conectarmos com o mundo exterior mesmo dentro de casa. Para o Feng Shui nossa casa é um organismo vivo que precisa ser purificado, alimentado e revitalizado. Ela reflete o que pensamos e sentimos e quando ela está harmonizada com os quatro elementos da Natureza, a sua energia fluirá perfeitamente.
A terra e a madeira
Representam a estabilidade, criatividade, realização e equilíbrio. Tons de marrom, esculturas e cerâmicas são alguns recursos que trazem os elementos para a decoração. O ritmo da água
Calma, recolhimento, intuição e relaxamento são alguns símbolos desse elemento que está na essência do Feng Shui. Também significa emoções e representa o fluxo e o caminho, o destino e as atividades diárias. Use aquários, fontes e outros objetos em tons de azul e preto.O fogo e suas vibrações
Tem relação com ação e paixão. O elemento energiza ambientes, sendo muito ativado nos halls, livings, banheiros, varandas gourmets e ambientes sociais.Influência do ar
O ar capacita a concentração e influencia no conhecimento espiritual. É um excelente elemento aos ambientes de estudo e espaços de meditação ou banheiros. Pode-se usar sino dos ventos e filtros dos sonhos.Diferente do que interpretamos na cultura ocidental, o Feng Shui tem o ciclo de cinco elementos: terra, água, madeira, fogo e metal. Este último pode ser associado à organização e criatividade. É um elemento ligado à descrição e planejamento. Além do material em si, é possível utilizar formas arredondadas, tons pastel e metálicos.
É bom acolher plantas, fontes, sons e elementos naturais para a ativação e cura da casa. Tanto o lugar quanto as pessoas que o habitam precisam do equilíbrio de cores e elementos, potencializando os centros de força e boa energia.
O ideal é que os cinco elementos sejam equilibrados na decoração, ou seja, sem a predominância de um ou outro para não desarmonizar as energias. Por exemplo, um ambiente todo vermelho (excesso de elemento fogo) pode ser harmonizado com o azul ou objetos de vidro que representam a água e combatem o fogo. Devidamente combinados, eles se tornam grandes disseminadores de energias e uma sensação de bem-estar é percebida por todas as pessoas e animais que ali convivem.
É isso, pessoal! Já conheciam essa técnica milenar que pode nos ajudar enormemente? Espero que tenham gostado. Me contem nos comentários o que acharam. Beijos!
É isso, pessoal! Já conheciam essa técnica milenar que pode nos ajudar enormemente? Espero que tenham gostado. Me contem nos comentários o que acharam. Beijos!