Há uma crescente tendência ao egoísmo em detrimento da ajuda ao próximo, conhecido ou desconhecido. O gentil é visto em nossa sociedade do "jeitinho", como o "bobo" da história, que perdeu uma oportunidade de se dar bem. Essa é uma tendência que é preciso contrariar. É preciso lutar contra o egoísmo, a inveja e a avidez. Como? Dar mais de nós aos outros. Porquê? Ao estender a mão a outro ser humano não só vai ajudar, como vai sentir-se melhor consigo próprio; vai melhorar algum aspecto da vida dessa pessoa, nem que seja apenas naquele momento;
A gentileza é contagiosa; o mundo torna-se, aos poucos, um lugar muito melhor. Quando? Hoje. Não sabe por onde começar? Vou lhes dar uma pequena ajuda...
- Sorria e seja simpático: um gesto tão simples e pequeno como este pode ter um impacto profundo no dia de outra pessoa, que pode acabar por fazer o mesmo por outra pessoa e por aí vai…
- Faça voluntariado: não precisa de ir todos os dias ou todas as semanas, mas inscrever-se numa instituição onde possa fazer voluntariado é uma das coisas mais maravilhosas que pode fazer por si e por muitas pessoas. Pode ser visitar um asilo, que seja.
- Pare para ajudar: a próxima vez que vir alguém deixar cair algo, que parece estar perdido ou carregando algo pesado, pare e pergunte se pode fazer alguma coisa para ajudar. Só isso já é muito e, se puder apoiar de outra forma, melhor ainda.
- Ensine: reserve algum do seu tempo livre para ajudar a ensinar alguém alguma coisa: ensine a sua mãe a utilizar o facebook, uma criança a andar de bicicleta, um amigo a usar melhor um programa que você conhece... qualquer coisa vale. Repasse seus conhecimentos.
- Doe alguma coisa que já não usa: pode ser uma coisa, uma caixa ou um saco de coisas. Entregue-as em bom estado numa instituição ou para uma pessoa que esteja precisando daquilo mais que você.
- Console ou ouça alguém que esteja a passar por um momento difícil: quem está em luto, a conviver com uma doença ou qualquer outra dificuldade precisa sempre de um ouvido amigo, palavras reconfortantes, um abraço forte, uma boa distração, uma ajuda em casa ou fora dela para tratar de assuntos pendentes. Seja a mão amiga.
- Faça um donativo: existem milhares de instituições que precisam diariamente de doações materiais, grandes ou pequenas. Em vez de comprar mais uma peça de roupa ou algo que você não está nem mesmo precisando, utilize esse dinheiro para ajudar quem não se pode dar a esses luxos.
- Compre alimentos para uma pessoa que está nas ruas: nem todas as pessoas gostam de dar dinheiro a quem pede nas ruas, por isso, utilize-o para comprar um bolo, uma sanduíche, uma bebida quente ou fresca; ofereça estes alimentos com respeito e simpatia, nunca com julgamentos ou questionamentos.
- Seja um bom ouvido: muitas vezes uma pessoa que está triste, deprimida, zangada ou revoltada precisa apenas de um ouvido amigo. Deixar essa pessoa conversar e descarregar frustrações pode ser um gesto inesquecível e uma ajuda muito importante. Esteja completamente presente, esqueça de tudo e dedique seu tempo somente a ouvir.
- Ajuda na tarefa doméstica: pode ser algo grande ou pequeno – lavar a louça, passar roupas ou tratar do jardim, sempre será uma ajuda muito bem vinda. Valorize quem está ao seu lado e cuida de ti todos os dias.
- Envie uma mensagem simpática: para além de ser uma excelente maneira de manter o contato, uma mensagem bonita pode ser perfeita para agradecer o jantar que algum amigo lhe ofereceu no fim-de-semana passado ou então para dar os parabéns à alguém por mais uma conquista.
- Mostre o seu apreço por alguém publicamente: elogiar alguém no seu blog, em frente aos restantes colegas de trabalho ou na presença da família é uma ótima maneira de os fazer sentir valorizados. Às vezes é só de um empurrãozinho e de um reforço positivo que a pessoa precisa pra se sentir melhor e mais confiante. Eleva a auto-estima de qualquer um.
- Prepare uma "cesta de carinho": um tupperware de sopa, uma lata de biscoitos, bolinho caseiro, chá, chocolate, livros… qualquer coisa que ache que a pessoa possa precisar ou que irá adorar desfrutar. Pode ser oferecido a alguém que esteja doente ou simplesmente para baixo, precisando de um mimo especial.
- Doe alimentos: da próxima vez que for às compras, adquira um saco extra de arroz, leite, etc, deixando-os numa instituição ou para uma pessoa necessitada no seu caminho de volta para casa.
- Fique de babá por um dia: todos os pais precisam de uma pausa de vez em quando. Seja para descansar, para resolver problemas ou para ter um tempo de lazer. Conhece algum amigo ou familiar que dificilmente tem uma "folga" dos seus filhos? Ofereça os seus serviços de babá por uma noite ou dia. Eles nunca mais vão esquecê-la!
- Empreste a sua voz: existem tantas pessoas necessitadas e desfavorecidas no mundo, precisando se fazerem ouvir, mas não conseguem. Dê a sua voz por essas pessoas – não precisa de assumir a causa sozinho, mas pode juntar-se a um grupo de apoio a pais de autistas, por exemplo, divulgar uma petição que necessita de assinaturas, escrever cartas às entidades oficiais, ajudar em algum processo judicial, participar em manifestações ou vigílias. Há muitas maneiras de se apoiar causas e movimentos socais que merecem visibilidade.
- Ame: não há nada mais poderoso e reconfortante no mundo do que o amor, especialmente quando é genuinamente dirigido a outra pessoa em forma de simpatia, carinho, um sorriso, abraço, beijo ou tempo de qualidade. Exprima o seu amor – para quem recebe, é muito mais importante do que se imagina.