Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

A verdade sobre as barras de cereais industrializadas

$
0
0

Não há como negar que as barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas. Elas são fáceis de carregar, podem ser levadas na bolsa, no bolso, podem ficar por dias na sua gaveta do escritório, matam aquela vontade louca de comer doce. Enfim, é um alimento que se adaptou muito bem à correria da vida moderna.
No entanto, é preciso ter cuidados, já que muitas delas são mais calóricas do que um tablete de chocolate e escondem óleos hidrogenados, gordura saturada e açúcar. A maioria das marcas utiliza na sua composição muito xarope de glicose ou de milho e isso é açúcar puro. Algumas tem uma quantidade de fibras muito pequena, por volta de 1g ou menos, o que não vai garantir a saciedade pelas 2-3 horas seguintes. Por isso, prestar atenção nas informações nutricionais é essencial.

Existe uma série de marcas e tipos, desde as com sementes, açúcar e chocolate, até as barras adoçadas com mel ou adoçantes e somente com cereais. Dessas opções certamente as mais saudáveis são aquelas com quantidade maior de fibras, vitaminas e minerais e com menor teor de açúcar.
Para identificarmos o que tem em maior quantidade numa barra de cereal, é fundamental analisarmos a ordem dos ingredientes no rótulo, pois se o ingrediente estiver em primeiro lugar, este está em maior quantidade no produto. Se os primeiros ingredientes forem, por exemplo: aveia, quinoa ou outro cereal e o açúcar não aparecer ou ficar mais no final dos ingredientes, é porque a quantidade de nutrientes e fibras é maior. Quando a barra tem chocolate e no rótulo os primeiros ingredientes forem açúcar, xarope de glicose e chocolate ao leite, esta certamente tem valor nutricional inferior e pode não contribuir para melhorar a saúde. Aquelas com cobertura de chocolate, chocolate branco e flocos de arroz refinado são mais calóricas, ricas em gorduras e nutricionalmente mais pobres. Além disso, a quantidade de sódio presente é algo a se analisar também nas barras de cereais, pois quando é diet ou tem adoçante, também pode estar com sódio mais elevado.


As barrinhas ajudam sim no funcionamento intestinal, por conterem fibra. Mas lembrem-se: nada funcionará sem água. Independente do tipo de fibra, a digestão das barras exige muito líquido. Não espere pela sede, tome mais água ao longo do dia.

Algumas marcas que já ouvi falar muito bem: Monama (orgânica), Nature crops, biO2 Fruits (orgânica), GranPure , Native (orgânica), Jasmine e Hart's Natural.
As versões orgânicas também são melhores. Elas geralmente não possuem aditivos químicos, como os conservantes e corantes artificiais, que estão associados ao mal funcionamento do organismo e também podem favorecer o câncer e problemas neurológicos.


Porém, a melhor e mais confiável opção continua sendo fazer sua própria barrinha em casa:

1. A Bela Gil passou uma receita ótima no seu programa. Vale a pena conferir.
2. A gastróloga Amábile também deu uma receita muito boa no seu blog.
3. A Michelle, do Blog da Mimis também criou uma receita bem simples.

E, por fim, deixo um vídeo muito rico para vocês assistirem, da querida Fran, do Campo à Mesa (canal que amo e já indiquei aqui):



É isso! Espero que tenham gostado do post. Informação nunca é demais, não é mesmo? Se tiverem mais sugestões de posts do tipo, deixem nos comentários. Beijos!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 684