Alcançou a fama no Ocidente graças a sua amizade com o beatle George Harrison, de quem foi professor após conhecê-lo em 1966. Os Beatles chamavam Shankar de "padrinho da música mundial".
A atividade musical de Ravi Shankar foi intensa, tendo destaque também como compositor. É autor de dois concertos para sitar e orquestra, além de músicas para balés e trilhas sonoras para filmes. O músico indiano protagonizou o filme "Raga", centrado em sua vida, e em 1978 publicou o livro autobiográfico "My life, my music".
Ravi Shankar morreu em 11 de dezembro de 2012 em San Diego aos 92 anos. Seu corpo foi cremado, e as cinzas espalhadas em três locais, em seu local de nascimento na Índia, no mar ao largo de San Diego e nas colinas do Vale de São Fernando no Estados Unidos.
Cheguei até esse músico através do livro Karmatopia (resenha aqui), que me trouxe muuuuitos ensinamentos e referências. Li o nome dele, marquei no livro e fui pesquisar mais sobre (assim como fiz com o livro inteiro). Achei as músicas simplesmente incríveis, pois trazem toda a alma da Índia e nos transportam pra outro mundo. Pra quem gosta do país ou de música indiana/relaxante, não pode deixar de conferir as composições dele. São músicas instrumentais, ótimas para meditar ou fazer yoga. Recomendo de olhos fechados esse álbum:
Minha faixa favorita é "Omkaaraya Namaha".
Também vale a pena ouvir este:
Também vale a pena ouvir este:
Confira ainda essa música maravilhosa, surgida de uma parceria entre suas duas filhas, que herdaram muito de seu talento e seguiram o ramo da música:
E aí, o que acharam da indicação? Espero mesmo que tenham gostado. Beijos!!