Nossa cultura é uma cultura de doação, uma que coloca grande ênfase em dar itens físicos a outras pessoas como uma demonstração de carinho. Parece bobagem escrever isso, mas é a mais pura verdade. Nós, muitas vezes, damos presentes para mostrar que nós nos importamos. Mas, nesta sociedade consumista e materialista em que vivemos, comprar e oferecer (e receber) presentes é quase uma obrigação. Todas as pessoas à nossa volta estão à espera que o façamos. Não interessa o presente, não interessa se é uma coisa útil ou não, interessa sim oferecer e comprar na correria do dia-a-dia.
As datas comemorativas, comercialmente falando, são um dos símbolos do consumismo, prática totalmente contrária à do estilo de vida simples, que sempre venho abordando aqui no blog. O Natal, que está chegando aí, é uma das datas que mais tem apelo comercial, com aquela imagem tão propagada pelo comércio e pela mídia de pessoas trocando vários presentes perto da árvore natalina.
Muitos minimalistas tendem a não dar presentes para as pessoas, de nenhuma forma. Para eles seria muito melhor dar uma experiência do que um item material. Porém, eu acho que não dá pra fugir completamente dessa lógica e romper com o mundo. Portanto, vim pensando em formas de escapar desse consumismo exagerado e dessa compra mecânica de presentes. E foi aí que pensei no tão famoso DIY que, além de ser uma demonstração de capricho, carinho e preocupação com o presente, na maioria das vezes ainda proporciona uma economia financeira.Quando for dar um presente, pense em algo que possa ser útil, que a pessoa possa consumir rapidamente, ou que possa ser algo que a pessoa utilizará no dia-a-dia ou na decoração de casa. E dê preferência a coisas feitas com material reciclado! Querem ver algumas ideias?
Se você tem pouca habilidade com DIY, busque oferecer ainda um artesanato (leia aqui a explicação). E, aqui vão algumas experiências que você pode dar como “presente” também:
Estas são as coisas que podemos fazer com outras pessoas e que são experiências que mostram que nos importamos. Lembremos sempre que o melhor momento para dar um presente é hoje, agora, sem razão absolutamente nenhuma. O melhor presente que se pode dar a alguém é dizer: “Eu me importo com você” ou “eu te amo” ou “você é importante para mim” ou “Obrigado por estar na minha vida.” Nossas ações precisam ser congruente com os nossos sentimentos e vice-versa.
Caixa de cookies ou biscoitinhos + nutella/doce de leite | Terrário | Caneca escrita à mão + pacotinhos de chá | Bloco de notas reciclado
Colar de pedra e linha | Potinho de Estrelas de Origami (escreva frases nas estrelas) | Filtro dos sonhos | Ecobag customizada
Se você tem pouca habilidade com DIY, busque oferecer ainda um artesanato (leia aqui a explicação). E, aqui vão algumas experiências que você pode dar como “presente” também:
- Ingressos de Shows
- Ingressos de cinema
- Ou ingressos para um evento especial
- Uma refeição caseira ao gosto da pessoa homenageada
- Uma refeição em um bom restaurante
- Piquenique
- Fazer um passeio sem hora marcada para acabar
- Escrever algo bom sobre alguém publicamente
- Uma viagem
- Flores
- Massagem (um vale, ou feita por nós)
- Aulas/Cursos (de algum instrumento, lingua, etc)
- Nossa atenção
- Nosso tempo
E que essa frase se faça valer...
É isso! Espero que tenham gostado das dicas. Beijos!!