
A foto foi publicada pela filha de Sandra, Raíssa Reis, em seu perfil no Facebook. A imagem foi compartilhada nas redes sociais por milhares de pessoas.
Mas as roupas da C&A, Zara, Walmart, etc., têm etiqueta "feito na China" e a gente paga caro por elas ainda. O preço que a gente paga só beneficia a empresa brasileira, que importa tudo barato e revende a preços absurdos.
E quem garante que as coisas produzidas aqui no Brasil (Zona Franca de Manaus, por exemplo) também não foram produzidas com trabalho desumano e exploratório? E o comércio brasileiro (lojas), também não é exploração? Já viram os horários estipulados para os trabalhadores e os salários ínfimos?
Será que somente é escravidão o cara que está lá produzindo as roupas do Aliexpress ou os operários explorados nas indústrias do Brasil também não estão trabalhando de forma injusta? Enfim, é um assunto que dá muito "pano pra manga" e eu eu acredito que não dá pra ter uma garantia, em nenhum dos dois casos (produtos nacionais e internacionais). Quase todas as coisas que a gente tanto gosta de comprar aqui é produzido na China e, se a gente for se privar e ficar pensando nisso, acaba não comprando nada também. É complicado...
Acho que a saída pra isso tudo é o minimalismo. Reduzir ao máximo o consumo de coisas desnecessárias e comprar de produtores locais, brechós, feirinhas de artesanato (compro de quem faz: http://www.coisasfuteis.com/2014/01/compro-de-quem-faz-levante-essa-bandeira.html). Muitas vezes isso sai mais caro, mas vale mais ter um guarda-roupas abarrotado de produtos de procedência duvidosa ou um mais clean cheio de coisas que você sabe a procedência?
Ninguém precisa virar artesão e corporativista e voltar pra Idade Média, mas se consumíssemos menos, não precisaria ter esse tipo de produção adoidada e que escraviza o homem de todas as formas (na produção e na venda). Claro que é impossível mudar o mundo e dar conta de situações e condições como essa do bilhete, que ocorrem no mundo inteiro. Mas, se cada um tivesse a atitude de mudar ao seu redor, o mundo todo mudaria, paulatinamente. É nisso que eu acredito.
Deem uma lida básica nesta notícia sobre a Le Lis Blanc em SP.
E vocês, o que acham sobre o assunto? Me contem nos comentários! Beijos.