Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Minha compulsão por doces e como quero lidar com isso

$
0
0

Eu sou uma formiguinha quando se trata de doces, principalmente durante a TPM e em épocas que meu nível de ansiedade fica elevado por conta de alguma coisa. Bala, chiclete, chocolate, alfajor, doce de leite, Nutella, biscoito recheado, qualquer doce eu saio atacando. Principalmente depois das refeições, sinto uma vontade insana de comer algo doce. Durante uma semana, como doce cerca 5 dias dela.

Acontece que, desde que passei a me atentar mais à minha alimentação, que isso vem me incomodando muito, pois não quero continuar a ser assim. E não se trata de questões estéticas, dieta ou nada do tipo, é simplesmente porque sei que isso não saudável para o meu organismo como um todo. Eu consigo levar uma alimentação equilibrada, na medida do possível, mas confesso que os doces são meu ponto fraco sempre.


O ponto que me fez ficar em estado de alerta mesmo para esse meu vício e dependência do açúcar foi quando fui passar 3 dias no sítio do meu sogro. Lá é beeem interiorzão, afastado de tudo. Não tem mercado, pararia, nada por perto. Lá pude comer coisas saudáveis, caseiras, orgânicas. E me peguei desesperada no último dia, pois não estava consumindo nada doce, exceto o açúcar dos chás e sucos. Fiquei tão louca por não ter nada por perto pra sanar minha vontade que comi açúcar cristal (isso mesmo!). Meu namorado quase me matou quando me pegou igual viciada em drogas atrás de algo doce. E é quase isso mesmo. Quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas, semelhante ao que acontece com quem bebe ou fuma, por exemplo. No caso dos doces, quem gosta muito tem o cérebro "viciado" pelos circuitos de prazer que o alimento ativa.

Conversando também com a Talissa (aquela que deu entrevista aqui pro blog), ela me confessou que também tem uma dependência enorme de doces/açúcar e resolvi que era hora de dar um jeito nisso. Foi aí que decidi ir eu mesma em busca de alternativas para substituir os doces na alimentação e resolvi compartilhar com vocês algumas dicas e descobertas, porque acredito que não seja só eu que passe por essa dependência (aqui em casa por exemplo, acontece com todo mundo). Claro, que como qualquer mudança assim, precisa ser feita gradativamente, mas aqui vão algumas formas de conseguir lidar com isso:

Reduza gradativamente
Não podemos cortar totalmente o açúcar da nossa dieta porque isso também traz danos enormes à saúde. Diminua a ingestão aos poucos: se você tem o hábito de ingerir açúcar todos os dias, passe a consumi-lo cinco vezes por semana. Reduza a rotina gradativamente.

Reduza as tentações, evite ter doces por perto
Se a vontade for irresistível, coma apenas uma porção do seu doce preferido. Não faça estoque na despensa para não aumentar a tentação. Aqui em casa sempre tem chocolates e doces, porque meu pai também é formiguinha, então isso também dificulta muito o processo porque sempre tem por perto e eu fico com vontade. Se manter um pouco longe dos doces também ajuda bastante.


Se não possui restrições ao açúcar, passe longe dos adoçantes
Se você pensa que é saudável substituir o açúcar por adoçantes ou edulcorantes, que são substâncias diferentes do açúcar utilizadas para dar sabor doce aos alimentos, saiba que nem tanto. Várias pesquisas também apontam adoçantes como sendo maléficos, causando problemas como a ingestão em menor quantidade de vitaminas e minerais, devido ao maior consumo de adoçantes ou produtos que contêm adoçantes, como os refrigerantes diet. Os adoçantes contém os edulcorantes como princípio ativo, que são substâncias que podem ser artificiais ou naturais. As dúvidas sobre os efeitos na saúde estão relacionadas ao consumo de adoçantes que contêm edulcorantes artificiais, como o aspartame que, ao ser metabolizado, origina produtos que podem causar danos à saúde.
Então, se você não quer largar de vez o açúcar, também não use adoçantes. Prefira açúcares alternativos e mais saudáveis, como o demerara, mascavo, estévia ou melaço de cana. Eu, por exemplo, ainda não consigo tomar chás e sucos em natura e tenho usado demerara pra adoçar.

Leia rótulos
Você pode se surpreender ao aprender quanto açúcar há nos alimentos que consome. Estar atento ao conteúdo de açúcar pode ajudá-lo a evitar alimentos altamente açucarados, livrando-o do vício.

O problema é ansiedade?
Como eu disse lá em cima, quando estou muito ansiosa eu acabo aumentando o consumo de doces. Essa é a minha "defesa psíquica". Então, quando estou comendo doces demais, sei que isso é um start pra eu parar e ver o que está me levando àquilo. Se estou ansiosa demais, o que está me levando a ficar ansiosa assim? E a partir disso busco estratégias pra me acalmar e reequilibrar emocionalmente. Se sua compulsão por doces é demais, reveja se tem alguma questão emocional por trás disso. Porque não adianta a gente cortar os doces e não resolver o problema subjacente.

Se você acredita que não consome tanto açúcar assim...
Faça um diário alimentar: registre os alimentos e a quantidade que ingere ao longo do dia, para identificar com que freqüência e o volume de doces que está consumindo.

Alimentos que você pode comer na hora que a vontade bater:
  • Banana caramelada ou com canela
  • Frutas secas
  • Pêra e maçãs cozidas ou carameladas
  • Chocolate amargo: para quem já tentou, mas não conseguiu ficar sem nadinha de chocolate, opte pelo chocolate amargo, que tem propriedades antioxidantes e benéficas. Além disso, o sabor mais acentuado deixa você satisfeita com uma porção menor.
  • Cacau em pó: pra fazer achocolatado, receitas, etc. Ele é mais amargo, mas é mais benéfico também que o chocolate/achocolatado processado. Também possui propriedades antioxidantes e possui mais fibras.
  • Nozes e castanhas: um mix de oleaginosas pode ajudar a substituir o chocolate. Além de serem deliciosas e com um docinho natural.
  • Frutas doces: as frutas mais doces como banana, manga e morango são alternativas naturais para comer no lugar dos doces industrializados.
  • Picolé natural de frutas com suco, feito em casa. Já mostrei a receita aqui no blog.
  • Cookies integrais (recomendo as marcas Jasmine e Mãe Terra).

Enfim, pessoas, não sou nenhuma profissional formada na área, só vim mesmo compartilhar minhas experiências. Espero que tenha ajudado de alguma forma e que tenham gostado do post. Beijos!!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 684