Sempre associei minha relação minimalista com as roupas com algo relacionado à quantidade, aquela coisa do "quando um entra, outro sai" ou simplesmente um declutter de tempos em tempos. Acontece que, por mais que eu compre roupas poucas vezes, quando as compro faço apenas por acharem bonitas, sem nenhum critério além desse. Pessoalmente adoro roupas estampadas, coloridas e originais.
Nas minhas andanças, estudos e leituras sobre minimalismo, sempre vi algumas coisas aqui, outra ali relacionada a "guarda-roupa minimalista". Mas nunca parei pra reparar porque sempre via imagens de roupas neutras, simples e "sem graça", na minha visão e gosto exóticos/multicolorido. Minha mãe há alguns anos era o tipo de pessoa que só tinha roupas bege, preta, branca e verde militar. Eu a critiquei durante muito tempo julgando uma "mesmice", até que ela começou a comprar roupas mais coloridas e estampadas. Hoje digo que tenho sim inveja da minha mãe e de todas as pessoas que conseguem fazer estas escolhas, ainda que inconscientemente. Inveja porque quando temos um guarda-roupa com peças neutras, TODAS AS PEÇAS COMBINAM ENTRE SI. Olha que coisa óbvia, mas que muitas pessoas não enxergam. Quando tudo o que você tem combina você não precisa ficar comprando roupas pra "combinar" com outras roupas. Imagina que coisa maravilhosa para o seu bolso e para o seu tempo acordar de manhã cedo e pegar qualquer roupa sem precisar ficar procurando aquele casaco liso que vai combinar com a sua blusa mega estampada ou procurando a calça que combine com seu sapato verde-limão.
A quantidade de roupas que cada pessoa vai ter é algo extremamente pessoal, assim como dita o minimalismo. O minimalismo, a que essa ideia se refere não é o da quantidade que você precisa ter de cada peça, mas da funcionalidade dessa peça, com quantas outras peças ela combina e quantas vezes e formas diferentes você pode usá-la. O capsule wardrobe não se trata apenas de peças em cores neutras, mas se trata de uma coleção de peças básicas e atemporais (que não saem de moda).
O conceito do capsule wardrobre gerou diversos projetos (como o Project 333, que propõe a montagem de um guarda-roupa de 33 peças para ser utilizado durante 3 meses – uma estação, sendo revigorado ao fim desse tempo) e adaptações (há versões que agrupam desde 24 até 50 peças – sendo que esse último número seria o suficiente para um ano!).
Para quem quer ter um norte, algumas pessoas indicam que a conta geralmente é de cinco partes de cima (blusinhas, camisas, jaquetas, cardigãs, etc.) para cada parte de baixo (calça, short, saia, vestido, macacão, etc.).
Claro, não poderiam faltar inspirações de looks:
1. Blue jeans, white shirt
2. Listras com marrom
3. Branquinho básico
Vou optar pelo capsule wardrobe em cores neutras, apesar de isso não ser necessário, porque acho que vai ser mais fácil pra mim assim. De hoje em diante quero compor meu guarda-roupas com essa paleta:
Não sei quanto tempo isso vai levar. Não pretendo jogar fora todas as outras roupas que tenho. Aos poucos vou comprando roupas neutras assim, quem sabe em 1 ano eu consiga recompor o armário,q quem sabe daqui a 10...
Com certeza uma blogueira que vai ser SUPER inspiração pra mim é a Erica Kvam, uma blogueira norueguesa que acompanho há alguns anos e que tem um estilo bem clean. E os dois blogs que estão aqui embaixo nas referências das imagens.
Com certeza uma blogueira que vai ser SUPER inspiração pra mim é a Erica Kvam, uma blogueira norueguesa que acompanho há alguns anos e que tem um estilo bem clean. E os dois blogs que estão aqui embaixo nas referências das imagens.
É isso! Espero de verdade que tenham gostado do post e obrigada por me ouvirem/lerem! Beijos.