Sinopse: Junior (Samuel Lange Zambrano), um menino de nove anos de idade, sonha em alisar o cabelo para ficar mais parecido com sua imagem fantasiosa de um cantor de cabelos compridos. Sua mãe Marta (Samantha Castillo) luta para sustentar a família após a morte do marido e, ao mesmo tempo, tenta evitar o jeito diferente do filho
A cena de abertura de Pelo Malo (lançado em 2013 na Venezuela e no Brasil em 2014) revela uma mulher muito relutante, Marta, limpando um apartamento de luxo com a ajuda de seu filho de nove anos, Junior, que foi arrastado junto para o trabalho já que Marta não tem com quem deixa-lo e muito menos dinheiro para uma babá.
Marta vive com suas duas crianças em um apartamento de um conjunto de condomínios em péssimas condições que faz parte do projeto de moradia de Caracas, como se fosse o "minha casa, minha vida" do Brasil, só que ainda pior.
Mas o foco principal de Pelo Malo não é Marta, apesar dela ter muito destaque, mas sim Junior e seu cabelo encaracolado. O garoto quer ter seu cabelo liso para aparecer bonito nas fotos do anuário de sua turma, igual a um cantor famoso que admira. Esse simples dilema o coloca em conflito direto com sua mãe. A mãe, que já esta cheia de problemas para manter a família, não consegue tolerar a fixação de Junior com sua aparência. Quanto mais Junior tenta se embelezar, para assim sua mãe gostar mais dele, mais a genitora rejeita o garoto. Marta desconfia das tendências sexuais do filho, algo que só corrobora com a raiva constante que ela possui. A melhor amiga do garoto é uma menina bem esperta, e Junior prefere brincar com as bonecas dela a ir divertir-se com os outros garotos. Marta mal consegue disfarçar seu ódio pelo seu filho mais velho e foca todo seu carinho no bebê. A avó paterna, que tem motivos ocultos para ajudar o garoto, tenta auxiliar o menino com o cabelo, contudo o resultado também gera conflitos entre o jovem e sua vó e entre a avó e a mãe de Júnior.
Esse filme trata do preconceito mal-disfarçado em sociedades mestiças, como a brasileira e a venezuelana, de onde veio à obra. Junior luta contra seu "cabelo ruim", tradução literal do titulo, e esse pequeno ato expõe inúmeros temas presentes com força, mas não exclusivamente, na América Latina: racismo, orientação sexual, discriminação por gênero e condição social. Tudo isso se confunde nessa história desse garoto negro com "cabelo ruim".
É isso, espero que tenham gostado da indicação. Me contem nos comentários quais as impressões de vocês com relação a esse filme e a essa resenha. Beijos!
A nota para esse filme é: 5 baldes de pipoca