1. Fazer amigos é divertido.
2. Amigos vão apoiar uns aos outros. Se você apoiá-los, eles vão apoiá-lo.
3. Ganhar essas relações é o que faz o blog pessoal ser mais especial e cria os tijolos da construção de uma comunidade online de blogueiras. (Deu pra entender? Ficou confuso.)
Perguntar tornar mais fácil para os seus leitores se envolverem. No final de seu post, adicione uma ou duas perguntas para incentivar a discussão. Já repararam que sempre deixo uma pergunta em itálico no fim de cada post? Isso incentiva um debate e dá ideias para as pessoas tecerem comentários.
2. Responda aos comentários
Certifique-se de que seus leitores saibam que eles estão sendo ouvidos e que você aprecia seu comentário! Isso pode ser especialmente difícil se sua vida é corrida, mas eu garanto que todo esforço é válido e você só terá boas recompensas. Para facilitar que seus leitores comentem, adicione outras formas de comentar além do wordpress ou blogger (pode ser Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social).
Se um comentarista deixa seu link, confira! É legal disponibilizar um tempo para comentar em outros blogs, seguir via GFC ou outra rede social. Isso mostra que você realmente se preocupa com os seus leitores e em conhecer o trabalho deles também. Além disso, você pode encontrar alguns blogs realmente surpreendentes. Já conheci blogs incríveis de leitores aqui do Coisas Fúteis.
Apoie seus leitores! Se um deles compartilha um grande post, compartilhá-lo nas redes sociais, ou até mesmo em seus posts pode ser muito legal. Apoiar-se mutuamente é outro grande componente de uma comunidade de blogueiros saudável e amigável!
5. Seja pessoal
Não é todo mundo que gosta de falar sobre sua vida pessoal em seu blog. Mas, eu acredito que é uma necessidade para o crescimento da proximidade com seus leitores. Permitir-se ser vulnerável e falar sobre a vida real é uma forma de se conectar com seus leitores e mostrar que você é "gente como a gente". Afinal de contas, somos todos humanos e todos tem suas lutas e fraquezas.
Mais uma vez, você não precisa abrir toda a sua vida e se expor, mas talvez seja legal a partilha de algumas fotos de sua semana, por exemplo, um post falando sobre sua vida amorosa, ou compartilhar algo com o qual você se sente frustrado. Ser capaz de se relacionar é importante. Se você se tornar completamente profissional o tempo todo, o blog acabará se tornando chato.
(Nota: Isso também não significa ser negativo o tempo todo. Você pode sim desabafar de vez em quando, mas ficar somente postando coisas negativas muitas vezes também afasta os leitores).