- Elas renovam as energias estagnadas no ambiente, melhoram nosso estado de espírito/humor
- Pelo processo físico-químico da fotossíntese, no qual elas absorvem o dióxido de carbono e água transformando em oxigênio, renovam e melhoram o ar que respiramos.
- Também para os alérgicos à poeira as plantas beneficiam, reduzem em torno de 20% as partículas de pó suspensas no ar.
- Aumentam o conforto térmico, ou seja, resfriam o ambiente diminuindo a temperatura. Onde há planta o ar fica mais úmido e fresco, isto porque ela “transpira” água. O ar fica mais leve, mais agradável de se respirar.
Cuidados que é preciso ter com as plantas:
Não basta colocá-las em qualquer lugar da casa. Ela pode sentir a falta de ventilação ou de luminosidade, afinal é um ser vivo. Portanto:
- Escolha locais próximos às janelas onde tem boa incidência de luz solar e ventilação. Porém, se o lugar ventar muito ou bater muito sol, a planta pode não resistir. Evite lugares onde o vento é forte, basta um local arejado.
- As plantas que melhor se adaptam aos ambientes internos são as do tipo folhagens pois necessitam de menos luz para fazer fotossíntese. Já as plantas com flores são mais indicadas para ambientes abertos como a varanda pois necessitam de boa ventilação e maior iluminação. Uma indicação de plantas para ambientes fechados que não necessitam também de tanta rega são as suculentas e os cactus. Indico esse artigo com 20 plantas para ambientes fechados.
E pra não faltar inspiração na hora de decorar a casa com as plantas ou na hora de escolher onde plantar, aqui vão algumas imagens lindas que encontrei no Pinterest: