Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Dicas para acordar bem disposta

$
0
0

Estou na metade da faculdade e tenho andado super cansada e acordando muito indisposta. Estou até meio lerda, completamente "low battery". As pessoas têm me parado nos corredores da faculdade pra perguntar se estou bem. Como imaginei que muitas pessoas devem sofrer do mesmo problema, resolvi compartilhar algumas dicas que encontrei na internet para poder acordar um pouco melhor. Vamos ver?

Tenha horários constantes:
Nós temos o chamado "relógio biológico". Então, manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno. É claro que não é preciso exagerar e ser sempre pontual, mas manter uma rotina faz parte da higiene do sono e ensina o corpo a ter uma frequência.

Deixe a luz entrar:
Um dos reguladores do nosso relógio biológico, é a luz, já que o corpo tem funções diferentes à noite e durante o dia. Nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina, que é responsável pela regulação do sono. Em ambientes escuros e calmos, a produção de melatonina aumenta, nos deixando sonolentos. Por isso, abrir as janelas e ligar as luzes ajuda a diminuir a produção desse hormônio, nos ajudando a despertar. Abrir a janela de manhã, como as avós ou seus pais fazem, é uma excelente maneira de dizer para o organismo que já é dia. Em vez de dormir com cortinas ou persianas fechadas, experimente deixar a liberada a entrada do sol, antes mesmo de ir dormir. Quando comecei a fazer isso foi muito mais fácil acordar cedo.

Desligue aparelhos eletrônicos:
Um ambiente com TV ou outros aparelhos podem atrapalhar seu sono. Desligue o celular ou desative as notificações de redes sociais. 

Cuidado com o botão "soneca":
Especialistas alertam que este botão pode fazer mal, porque você acabada tendo um sono fracionado, que é de segunda qualidade, e acaba-se dizendo ao corpo que ele pode dormir assim, "picadinho", o que não é certo.

Atenção com o que você come antes de dormir: 
Evite alimentos que possuam ingredientes energéticos. Na hora de dormir você deve estar relaxado e calmo. Café, refrigerante à base de cola, produtos com xarope de guaraná, entre outros, podem tornar a tentativa de pegar no sono um desafio. Aproveite o clima frio e beba uma bebida quente e relaxante como um chá por exemplo. Chá de camomila é o meu favorito.

Prepare-se na noite anterior:
Afinal, é bem chato acordar e pensar que você tem louça para lavar, café da manhã para preparar, roupa para escolher e mais um milhão de coisas para fazer. O que você puder adiantar antes de dormir, adiante. Não durma com louça suja na pia; já pense no que vai comer de café da manhã e prepare o que puder ser preparado; separe a roupa que vai usar no dia seguinte e faça uma to do list para não se esquecer de nada. Assim você pode dormir despreocupada.

Tome banho ou uma xícara de café:
Eu só acordo de manhã se tomar um bom banho. Mas, qualquer coisa que te ajude a despertar é bem-vinda. Para algumas pessoas, cafeína é fundamental. Exercícios físicos também podem ajudar muito por acelerar o metabolismo. Mas, esqueça deles antes de dormir.

Relaxe antes de dormir:
Como falei acima, o mais indicado é não fazer atividades estimulantes. Trabalhar, por exemplo, excita a mente, ainda mais ficar pensando no que precisa ser feito no dia seguinte. A leitura de um livro, ao mesmo tempo que relaxa algumas pessoas, pode atrapalhar outras, porque tem gente que fica pensando na história e no que está por vir. Uma música relaxante ou um relaxamento guiado são ótimas opções.

Acostume-se a acordar cedo gradativamente:
Se você tem o hábito de se levantar tarde e quer mudá-lo, deve fazê-lo gradativamente. Tente ir acordando todos os dias alguns minutos mais cedo, até atingir seu horário ideal. Observe-se nesse período para que você consiga perceber em quais horários é mais fácil acordar ou qual o seu número ideal de horas de sono.

Dê atenção ao seu cronotipo:
Na aula de neurociência, aprendi que as pessoas têm uma determinação genética também sobre seus horários de dormir e acordar. São os cronotipos, que dividem as pessoas entre matutinos e vespertinos, além dos intermediários. Os primeiros tem uma tendência maior a dormir e acordar cedo, enquanto os últimos despertam e se deitam mais tarde. A maior parte das pessoas é flexível, pode se habituar a acordar cedo. Mas saber qual é sua tendência com certeza ajuda a conhecer melhor o próprio corpo.


É isso, pessoal! Muitas e muitas dicas para vocês colocarem em prática. Me contem depois se deu algum resultado. Espero que tenham gostado. Beijos!

Fontes: 1 - 2


Viewing all articles
Browse latest Browse all 684