Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Pequenas mudanças que fiz na minha alimentação

$
0
0

Há algum tempo venho operando algumas mudanças na minha alimentação. Não por questões estéticas e físicas, mas por saúde mesmo. Em dezembro do ano passado tive uma crise muito forte de estômago, fiquei 15 dias direto passando muito mal e tudo isso devido à má alimentação. Infelizmente, na maioria das vezes é preciso ir por mal, ao invés de ir por bem. Toda essa mudança no início é um pouco estranha, mas depois se torna absolutamente prazeroso ver as reações do seu corpo e os benefícios que ele recebe. Por isso vim contar um pouquinho pra vocês sobre a minha experiência de mudança, que fiz por mim mesma. Não consultei nenhum especialista e não garanto que vá funcionar da mesma forma para todo mundo, mas pra mim tem dado certo.

Açúcar refinado → Açúcar mascavo artesanal


Quando comparado ao açúcar normal, o açúcar mascavo é menos calórico, contêm mais vitaminas, mais cálcio, mais magnésio, muito mais fósforo e muito mais potássio. A substituição do açúcar refinado pelo açúcar mascavo traz benefícios pois, embora a diferença calórica seja pouca, o açúcar mascavo mantém todas as vitaminas e minerais presentes na cana de açúcar. O que eu uso é feito artesanalmente e costumo colocar em chás e sucos. Uma conhecida traz pra mim da roça onde ela tem um sítio.

Arroz branco → Arroz integral


Apesar de eu não achar o integral tão gostoso quanto o branco, eu procuro fazer essa troca nos restaurantes que vou. A principal diferença entre os dois está no teor de fibras: o integral tem quase o dobro. Ele também possui vitaminas do complexo B e minerais; Ser ‘integral’ é uma característica do grão, demonstrando que ele foi apenas descascado e não polido como é o mais comum.

Café → Chá


Depois que tive uma crise de gastrite em dezembro do ano passado, cortei o café da minha alimentação. Eu costumava tomar todos os dias de manhã, mas achei melhor substituir por chás leves como camomila, boldo, erva-doce e erva-cidreira. Sei que o café consumido moderadamente traz muitos benefícios mas, na minha situação, me sinto melhor com a troca.

Refrigerante → Sucos e água


Eu nunca gostei de refrigerante, sempre tomei por tomar. Há um tempo atrás eu fiquei 1 ano sem beber, mas acabei voltando. Esse ano, depois de ter problemas de estômago por comer besteiras demais, cortei de vez. Fico só com sucos e água e não sinto falta nenhuma, até porque tenho consciência de que refrigerante é caloria vazia, traz celulite, tem glicose em excesso, e diversas outros pontos ruins.

Biscoitos → Frutas


Passei toda minha infância e meu ensino médio levando biscoito recheado como lanche da escola. Depois de tanto tempo eu acabei enjoando e aos poucos comecei a adquirir uma consciência maior sobre a minha alimentação. É claro que de vez em quando eu sinto vontade e como alguns, mas atualmente eu prefiro escolher um fruta para levar de lanche na faculdade.

(Não é alimentação, mas vale): Remédios alopáticos → Homeopatia


Sei que muita gente é cética, mas eu me trato desde criança com homeopatia e sempre funcionou muito pra mim. E aliás, ela é uma especialidade médica, reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) desde 1980. Eu sou totalmente contra ficar se entupindo de remédio para dor de cabeça, dor muscular, gripe, sem necessidade. É envenenar o próprio corpo com químicas. Eu sempre espero pra ver se a dor vai passar, quando não passa recorro aos chás e remédios caseiros (fitoterápicos) e, se persistir, vou para a homeopatia. Lembrando que, em casos mais graves e urgentes, é necessário apelar para os remédios alopáticos.
O que mais gosto é que a homeopatia avalia o paciente como um ser completo e não trata separadamente suas partes (seu estômago, sua cabeça, seu sono, etc).

Enfim, minha dica é: mude, mas mude por você! E mude no seu momento. E não porque alguém mandou, não porque você quer ficar magra igual à modelo da revista ou porque quer mudar a imagem que vê no espelho. Mude para melhorar sua saúde, para ter mais disposição na vida, para se sentir bem consigo mesma! Depois de incorporado, isso tudo se torna um hábito. Depois de ver os resultados, isso se torna algo prazeroso pra você!
É claro que ainda como muitas porcarias e estou longe de ser um exemplo de saúde, mas queria só dar um incentivo pra você que quer sair da zona de conforto! Pra você ver que é a partir de pequenas mudanças como essas que se pode construir as grandes.

E aí, o que já mudou em sua alimentação em benefício da sua saúde? O que precisa mudar? Me conte nos comentários.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 684