Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Os benefícios dos orgânicos

$
0
0

Todos nós já ouvimos falar que os alimentos orgânicos são bons, mas poucos sabem justificar essa afirmação. Pra quem não sabe, os alimentos orgânicos são aqueles produzidos com métodos que não utilizam de agrotóxicos sintéticos, transgênicos, adubos à base de petróleo ou fertilizantes químicos. E, além disso, sustem uma posição de busca por uma agricultura sustentável e ecológica. Eu amo comer verduras e legumes todos os dias, mas comer "não-orgânicos" em excesso pode ser pior que não comê-los. Você pode estar se envenenando gradativamente sem saber.


Cena do filme "Into The Wild"

Quer conhecer um pouco de todos os benefícios que o orgânico pode trazer? Vamos lá!

1) Tem a garantia de ser livre de contaminação
2) Alimentos mais saudáveis e nutritivos: apesar do fato ainda não ter sido devidamente comprovado pela ciência, existem fortes indícios de que os alimentos orgânicos possuem maior teor de determinados nutrientes.
3) Redução da poluição ambiental: os agrotóxicos e fertilizantes químicos são levados pela chuva e ventos e podem também cair nos lençóis d'água. Além de contaminar quase sempre o solo.
4) Promoção da biodiversidade: a conservação do solo, a variabilidade de cultivos, e a ausência do uso de agrotóxicos, fazem com que os pássaros, insetos e outros animais da região não desapareçam das fazendas. Além disso, o não uso de transgênicos na agricultura orgânica evita a contaminação de espécies nativas por genes artificialmente introduzidos na espécie.
5) Melhoria da vida no campo: um dos pilares da agricultura orgânica é a melhoria das condições socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam maior mão-de-obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades. Além disso, com a agricultura orgânica, torna-se possível a sobrevivência dos pequenos e médios negócios agropecuários.
6) Os alimentos orgânicos estão por toda a parte: frutas, legumes, verduras, hortaliças,carnes, ovos, chás, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces e até café. 


Por que os alimentos orgânicos são mais caros?

O alimento orgânico é mais caro, primeiro porque a escala de produção é baixa, isso implica em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. O segundo motivo é a lei da oferta e procura. Como a demanda (procura) por alimentos orgânicos é maior e a oferta ainda é menor, o preço do produto fica mais elevado. 
Para se certificar de que o alimento consumido é orgânico, verifique na embalagem se o produto tem o selo de certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). Ou outros selos, como esses.


Pra quem é de Volta Redonda, temos por aqui o Vila Orgânica, a primeira loja da cidade especializada em orgânicos. Fica na rua 23-B, 55, na Vila Santa Cecília. O horário de funcionamento é de 9h às 19h.


E, se você ainda é cético com relação ao assunto, recomendo o documentário "O Veneno Está na Mesa", de Sílvio Tendler, que consiste em uma denúncia aos riscos inerentes à plantação de transgênicos e do consumo de agrotóxicos, que são adquiridos junto com as sementes. O Brasil é maior plantador de transgênicos do mundo, o que afeta diretamente a soberania alimentar do país e põe no prato de cada brasileiro o equivalente a 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Assista abaixo:



Fontes que utilizei:

  • http://www.organicsnet.com.br/consumo-responsavel/10-motivos-para-consumir-organicos/
  • http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_alimentos_organicos_beneficios.html
  • http://www.guiadenutricao.com.br/alimentos-organicos/
  • http://www.ladoaladopelavida.org.br/ser-sustentavel/os-beneficios-de-consumir-alimentos-organicos

É isso, pessoal! O que acham do post? Espero que tenham gostado! Informação nunca é demais, né? Beijos

Viewing all articles
Browse latest Browse all 684