Cena do filme "Into The Wild"
Quer conhecer um pouco de todos os benefícios que o orgânico pode trazer? Vamos lá!
1) Tem a garantia de ser livre de contaminação
2) Alimentos mais saudáveis e nutritivos: apesar do fato ainda não ter sido devidamente comprovado pela ciência, existem fortes indícios de que os alimentos orgânicos possuem maior teor de determinados nutrientes.
3) Redução da poluição ambiental: os agrotóxicos e fertilizantes químicos são levados pela chuva e ventos e podem também cair nos lençóis d'água. Além de contaminar quase sempre o solo.
4) Promoção da biodiversidade: a conservação do solo, a variabilidade de cultivos, e a ausência do uso de agrotóxicos, fazem com que os pássaros, insetos e outros animais da região não desapareçam das fazendas. Além disso, o não uso de transgênicos na agricultura orgânica evita a contaminação de espécies nativas por genes artificialmente introduzidos na espécie.
5) Melhoria da vida no campo: um dos pilares da agricultura orgânica é a melhoria das condições socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam maior mão-de-obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades. Além disso, com a agricultura orgânica, torna-se possível a sobrevivência dos pequenos e médios negócios agropecuários.
6) Os alimentos orgânicos estão por toda a parte: frutas, legumes, verduras, hortaliças,carnes, ovos, chás, açúcar, sucos, mel, geleias, feijão, cereais, laticínios, doces e até café.
Por que os alimentos orgânicos são mais caros?
O alimento orgânico é mais caro, primeiro porque a escala de produção é baixa, isso implica em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. O segundo motivo é a lei da oferta e procura. Como a demanda (procura) por alimentos orgânicos é maior e a oferta ainda é menor, o preço do produto fica mais elevado.
Para se certificar de que o alimento consumido é orgânico, verifique na embalagem se o produto tem o selo de certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). Ou outros selos, como esses.O alimento orgânico é mais caro, primeiro porque a escala de produção é baixa, isso implica em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. O segundo motivo é a lei da oferta e procura. Como a demanda (procura) por alimentos orgânicos é maior e a oferta ainda é menor, o preço do produto fica mais elevado.
Pra quem é de Volta Redonda, temos por aqui o Vila Orgânica, a primeira loja da cidade especializada em orgânicos. Fica na rua 23-B, 55, na Vila Santa Cecília. O horário de funcionamento é de 9h às 19h.
Fontes que utilizei:
- http://www.organicsnet.com.br/consumo-responsavel/10-motivos-para-consumir-organicos/
- http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_alimentos_organicos_beneficios.html
- http://www.guiadenutricao.com.br/alimentos-organicos/
- http://www.ladoaladopelavida.org.br/ser-sustentavel/os-beneficios-de-consumir-alimentos-organicos
É isso, pessoal! O que acham do post? Espero que tenham gostado! Informação nunca é demais, né? Beijos