Olá, meninas e meninos! Desde que contei aqui no blog e nas minhas redes sociais que comecei um desafio de ficar 1 ano sem comprar roupas (leia aqui), muitas pessoas comentaram como é difícil para elas, perguntaram como é que eu vou fazer, pediram dicas de como controlar o consumismo, etc. Para mim também tem sido um grande aprendizado, mas vim compartilhar hoje com vocês algumas estratégias que tenho utilizado para driblar esse meu lado obscuro, haha. Vamos às dicas?
1. Corra do shopping
Se você precisa comprar alguma coisa, um presente, prefira ir a uma loja na rua que venda apenas o produto que você precisa e leve o dinheiro contado para gastar. Evite ir ao shopping, eles estão sempre recheados de tentações para as consumistas. Quer passear? Que tal outro lugar onde não exista a pressão do “me compra, me compra, me compra!”? Uma praça, um museu, um cinema, teatro. O ideal é que você encontre formas mais agradáveis de passar o tempo sem ser dentro de um shopping.
2. Pense 370 vezes antes de comprar
Eu REALMENTE precisa disso ou é só um capricho? Eu realmente gostei ou estou comprando só porque está na moda? Eu já tenho alguma coisa parecida em meu guarda-roupas? Eu posso transformar alguma peça do meu guarda-roupas nisso? E continue refletindo e se questionando.
3. Assista menos televisão e entre menos em blogs de moda
Não, isso não é uma heresia para acabar com os blogs, de forma alguma! Nem quero dizer que você deva se isolar do mundo, até porque vivemos em um país capitalista e viver assim seria impossível, mas tente não se expor tanto a propagandas e chamadas de moda, para não ter a falsa impressão de que precisa de coisas novas.
4. Adote ações de consumo colaborativo, troca e reuso
Compre em brechós, entre em grupos de troca no Facebook, de roupas usadas. Não é vergonha nenhuma, até porque tem muita gente vendendo roupas novinhas em folha por aí e por um preço muito menor. Além de econômico, é sustentável.
5. Pense em algo (que não seja roupa) que você deseja mais
Por exemplo, antes de sair gastando com uma bota de 300 reais, pense naquela viagem que você quer fazer, ou pense em quantas idas ao cinema você poderia fazer com aquele dinheiro. Também funciona muito pra te fazer desistir de comprar alguma coisa supérflua.
6. Descubra seus maiores vícios e livre-se deles
Todos nós temos algum item que é nosso ponto fraco. Algumas pessoas tem tara por sapato, outras por bolsas. Eu, por exemplo, tenho isso com casacos, maquiagem e com coisas de coruja. Até que percebi que já estava com itens desse tipo mais que o suficiente. Ou seja, eram compras desnecessárias!
Elas não são tão “inofensivas” como parecem. Muitas vezes, por achar o preço baixo demais, você acaba se empolgando e comprando coisas que não precisa e que talvez nem vá usar.
8. Explore seu próprio guarda-roupa
Vasculhe todos todas as gavetas, até bem no fundo. Com certeza você vai encontrar coisas que nem lembrava que tinha e vai poder "renovar seus looks", montar combinações novas.
9. Customize
Tá precisando de uma calça preta e não quer comprar? Tinja um jeans claro! Tá querendo um shortinho destroyed? Meta a gilete em um simplesinho que você não vai com a cara. Reinvente suas peças, aquelas que não te agradam muito ou que você já está enjoada, e transforme-as exatamente no que você precisa.
10. Diminua as saídas no fim de semana
Sempre acabamos gastando muito dinheiro quando saímos demais. Queremos sempre uma roupa nova para não passar vergonha saindo com o mesmo vestido em todas as fotos. É claro que você não precisa deixar de sair, mas reduza. Ou perca a vergonha de repetir roupas.
11. Pegue roupas emprestadas
Se você quer sair mas não tem mais ideia do que usar no seu guarda-roupa, recorra ao guarda-roupa da sua mãe ou até das suas amigas. Às vezes a gente precisa ir a uma festa e realmente não tem a roupa adequada. Não faz mal algum fazer isso de vez em quando, nos momentos de baixa criatividade e abstinência de roupas diferentes.
11. Pegue roupas emprestadas
Se você quer sair mas não tem mais ideia do que usar no seu guarda-roupa, recorra ao guarda-roupa da sua mãe ou até das suas amigas. Às vezes a gente precisa ir a uma festa e realmente não tem a roupa adequada. Não faz mal algum fazer isso de vez em quando, nos momentos de baixa criatividade e abstinência de roupas diferentes.
12. Não vá às compras com amigas consumistas
Se suas amigas também são consumistas, ou ainda pior, se elas podem gastar mais do que você pode, evite ir às compras com elas. Ao ver uma de suas amigas comprando você também vai ficar tentada a gastar. Por isso, quando suas amigas te convidarem para fazer compras com elas, pense duas vezes antes de aceitar se você não quiser gastar ou não quiser passar vontade.13. Tenha força de vontade e consciência, acima de tudo
Sem isso será impossível.