Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Desafio: 1 ano sem comprar roupas

$
0
0

Esse post não se trata de problemas econômicos! Quem me acompanha aqui no blog há um tempo sabe que mudei bastante do ano passado pra cá. E creio que tenham sido mudanças positivas. Esse post de hoje tem a ver com o momento de reflexão pelo qual estou passando. De lá pra cá venho buscando um estilo de vida minimalista e isso tem como consequência uma luta interna de mim mesma contra meu consumismo. 
Desde criança minha mãe conta que os presentes que eu mais gostava de ganhar no meu aniversário não eram brinquedos, como a maioria, mas sim roupas. Com a vinda do Álvaro (minha mãe está grávida, vou ganhar um irmãozinho) eu tive que aprender finalmente a dividir as coisas e com isso reduzir todos os meus desejos de compras. Na verdade, eu nunca fui consumista a ponto de comprar o que eu não precisava, mas percebi que eu poderia reduzir ainda mais esse meu "precisar". Sem perceber eu deixei de querer tudo que via pela frente. Com a mudança no blog, reduzi muito os posts sobre moda, hoje em dia eu sou realmente desligada quando se trata disso. No fim eu deixei que querer segui-la, de querer comprar as tendências. Quando vejo uma pessoa na rua com uma roupa "fora de moda", só consigo pensar: e daí? Se ela está confortável, é isso que importa. Pra mim não existe mais essa de roupa feia, roupa bonita. A não ser que seja algo muito gritante. E passei a ver muito mais claramente que a roupa é o que menos importa em um pessoa.

"Roupas humildes são indícios de mente cândida." (São Jerônimo)

Passei também a visitar menos o shopping, por causa da correria da faculdade. Quando vou, geralmente é para comprar um presente para alguém e mais nada. E tudo isso se deu sem eu notar mesmo! Esses dias parei pra pensar e percebi que esse ano eu não saí efetivamente para fazer compras. Estamos quase na metade do ano e eu só comprei 2 peças de roupa "acidentalmente": um biquíni para viajar e um vestido quando fui em Petrópolis. Agora, quando fico sem ideia, customizo algo ou vou no guarda-roupa da minha mãe pegar uma peça empestada.

"Cuidado com todas as atividades que requeiram roupas novas." (Henry Thoreau)

A partir disso percebi que eu poderia sim sobreviver sem comprar roupas, por pelo menos 1 ano. As coisas que tenho dão conta, são mais do que suficientes. Muitas vezes eu tinha vergonha de repetir roupa na faculdade, de usar sempre a mesma calça jeans, etc. Mas cara, pra quê eu preciso de 30 blusas? Pra mostrar pra sociedade que eu tenho várias? Dane-se a sociedade e o que vão pensar de mim! Pra que eu preciso comprar tudo que está na moda? Para estar dentro dos padrões? Danem-se os padrões, eu quero mais é ser diferente. Se uma roupa está só velhinha ou fora da moda, eu vou continuar usando. Só paro de usar quando tiver rasgando. É assim que tenho pensado ultimamente, haha. 

“Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera.” (Coco Chanel)

Eu realmente não uso 1/3 do meu guarda-roupas e sempre reclamo que não tenho nada. Ao contrário de enxergar minhas roupas "velhas" como obsoletas, passei a vê-las como oportunidades para colorir o meu dia a dia e brincar de fazer diferentes combinações. E a partir do momento que exercitei a minha criatividade, passei a me sentir mais livre. Comprar roupas sempre foi algo estressante pra mim, pois sou enjoada demais e é difícil achar algo que me sirva (sou muito pequeninha e magra). 
Nessa saga de busca de auto-conhecimento e reflexão sobre a moda tive a ideia de AO MENOS TENTAR passar 1 ano sem comprar roupas. Vai fazer bem pra mim e pro bolso dos meus pais. Coloquei o nome de desafio porque realmente será algo difícil pra mim e porque desafios me instigam.
Contei pra minha mãe e ela logo veio dizendo que eu PRECISAVA comprar uma calça jeans, pois a minha já estava virando pele e ela não aguentava mais lavar a mesma calça, hahaha. Acho que vou fechar com a calça para ficar com uma boa até o fim do ano. Em Junho começarei o projeto e contarei até o fim do ano. Será como se eu não tivesse comprado essas 3 peças de roupa (Biquini, vestido e calça. Eliminei elas da conta.) Contarei o projeto, portanto, como janeiro a dezembro.
Lembrando que não posso evitar que as pessoas me deem roupas de presente, mas tentarei não comprar por conta própria, nem incentivar que me deem. E, se por acaso eu sentir muita necessidade de comprar, irei em brechós e comprarei peças usadas para incentivar a sustentabilidade. Outra coisa: não sei se conseguirei ficar sem comprar bijus e maquiagem (sou maquiadora, vai!), mas tentarei reduzir isso também. Esse é só o início e uma tentativa, que nem sei se dará certo, mas estou disposta a dar tudo de mim e mudar um pouco meu estilo de vida. 

Sei que nem todo mundo concorda com essa postura e essa ideia, mas torçam por mim! Voltarei mais vezes para contar como foi lutar contra as promoções das lojas e, caso eu cague o projeto e compre alguma coisa, mostrarei a peça por aqui. Não tem porquê mentir pra vocês, porque seria mentir pra mim mesma.

Quem aí gostou da ideia? Qual achou loucura? Beijos!!!




Viewing all articles
Browse latest Browse all 684