Hoje vim contar pra vocês sobre a Campanha Segunda Sem Carne. Sei que muita gente não conhece, então vou explicar mais o menos o que é ela. A CSSC se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-los a retirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores. A principal razão por trás desta sugestão é que nós, brasileiros, frequentemente consumimos carnes em quantidade ainda maior durante o fim de semana. Na segunda-feira normalmente as pessoas, por esse motivo, estão mais propensas a comer coisas leves. Pesquisas indicam que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes às segundas-feiras. Segunda-feira é também um dia de se iniciar coisas novas, como deixar de fumar ou começar um regime.
Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é coordenada por Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria entre a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras. Um dos possíveis desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana. Desde 2011, os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo. Para entender os vários motivos pelos quais opta-se por não consumir carnes (bovina, suína, de aves, de peixes e outras), clique aqui.
A campanha conta com o apoio de diversas empresas, celebridades, municípios, ongs e líderes políticos. Vejam só alguns famosos:
A fim de facilitar a adoção deste hábito, a SVB fornece receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante. Veja aqui algumas receitas e restaurantes com boas opções vegetarianas para começar!
Curtam a fanpage da campanha e não deixem de visitar o site, que contém receitas, a relação de quem apoia, como apoiar, materiais e informações sobre a merenda vegetariana. Tem muita coisa legal no site, vale a pena dar uma olhada.
Eu já aderi a essa campanha, e vocês?