Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Dica de filme: A música nunca parou

$
0
0

A Música Nunca Parou é um drama estadunidense de 2011, baseado numa história real. O personagem princpal, Gabriel, foi inspirado em Greg F., paciente do neurologista Oliver Sacks, um autor famoso que estudei muito na faculdade. Esse filme fala de perda de memória e musicoterapia de uma forma linda e emocionante. Assisti o filme recentemente é não poderia deixar de indicar a vocês.

História de um pai que se esforça para se conectar com seu estranho filho Gabriel, depois que ele adquire um tumor cerebral que o impede de guardar novas memórias. Com Gabriel incapaz de encarar as crenças e os interesses que causaram sua distância física e emocional, Henry deve aprender a abraçar as escolhas de seu filho e tentar conectar-se com ele através da música.



O filme se passa em 1986, contando a história de Gabriel, um homem que, devido a um tumor cerebral, tem sua cognição danificada causando problemas de memória. Sua vida foi envolta por música desde a infância. Na adolescência, final dos anos 60, a relação entre ele e seu pai se desestabiliza e ele vai embora de casa. Ele e os pais nunca mais se viram, até esse reencontro que acontece por uma ligação do hospital onde Gabriel estava internado. Gabriel não consegue formas novas memórias, armazenar memórias recentes, mas se lembra bem de seu passado quando este é rememorado através de músicas. Greatful Dead, Dylan, Beatles, Stones, Cream são alguns dos ídolos do jovem que "parou no tempo" e são usados para resgatar sua memória. Os pais de Gabriel tentam se reaproximar do filho que ficou longe por tanto tempo e descobrem a Musicoterapia como alternativa de tratamento.


A história é profunda, de puro amor e nos envolve completamente. O pai que quer se reconciliar com o filho que saiu de casa por sua culpa se dispõe ir a uma jornada de descoberta de quem o filho realmente foi, seus desejos, aspirações e lembranças através das bandas e músicas favoritas do filho na juventude, a mãe que percebe seu erro por ter deixado o filho ir, a terapeuta que se envolve emocionalmente com o caso e a família. E claro, a evolução maravilhosa que Gabriel tem. O roteiro é simples e fácil de seguir, com cenas do passado e do presente se intercalando em uma sequência bem linear. 


Um filme lindo e infelizmente não muito conhecido que realmente vale a pena ser assistido (até mais de uma vez). Valeu cada minutinho que gastei assistindo. É um drama levinho, sem apelações, com uma história bem fluida e gostosa. Emocionante sem ser exagerado. Eu estou recomendado para todo mundo por ser lindo, retratar uma história real de superação e ter uma trilha sonora e fotografia muito boas. 



É isso, pessoal. Alguém aí já assistiu? Espero que tenham gostado da indicação. Beijos!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 684