Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

9 documentários legais que eu indico

$
0
0

Rélou! No post de hoje vou dar algumas dicas de documentários muito bons que já assisti por aí e recomendo pra quem gosta de se informar, de adquirir um pouco mais de conhecimento, pra quem tá afim de assistir algo um pouco mais "útil", etc. Cada um deles vem abordar um tema diferente, dentre eles: autoconhecimento e busca da felicidade, o sistema de saúde dos EUA, mudanças de vida, drogas, globalização, alimentação, educação, etc. Separei pra vocês a sinopse e o vídeo, para quem se interessar e quiser assistir.


1. Eu Maior

Um filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade.
Foram entrevistados trinta personalidades, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas. EU MAIOR também está disponível em DVD/Blu-ray (com conteúdos extras exclusivos), e CD (trilha musical). Exibições independentes no cinema também podem ser organizadas. Mais informações no www.eumaior.com.br.



2. SICKO - $O$ Saúde

Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.



3. Mudança de Plano

O documentário Mudança de Plano mostra a vida de três homens que resolveram abandonar o estilo convencional de viver (ou sobreviver) e partiram em busca daquilo que realmente lhes dava felicidade.
Confira a história de Iaan Jaak, permacultor, Duico Vasconcelos, palhaço e Beto Pandiani, que largou tudo para se tornar velejador.



4. Quebrando o Tabu

Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas, os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como Colômbia, México e Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Dráuzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, Quebrando Tabu é um convite a discutir um problema com todas as famílias.



5. Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias. O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.



6. Comida S.A

O documentário Comisa S.A, ou Food Inc, em inglês, apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano. O filme foi produzido e dirigido por Robert Kenner.



7. A Educação Proibida

O documentário argentino “A educação proibida” pretende ser uma luz para os educadores no processo de reformulação do método tradicional de ensino das escolas. O vídeo propõe um tipo de educação que se fundamente em dois fatores principais: o amor e o respeito pelas crianças. Através de depoimentos de educadores de diversos países da América Latina, o filme mostra que não existe um modelo educacional perfeito, mas existem outras formas de ensino que podem levar a criança a estimular suas capacidades criativas e habilidades. Consequentemente, estas novas formas possibilitam que no futuro esta criança possa ser capaz de fazer escolhas importantes sozinha. A ideia do vídeo é, portanto, rediscutir o papel da escola durante o processo de educação da criança, e também o papel dos pais e até mesmo dos professores, que devem encontrar uma maneira de auxiliar seus alunos sem pressioná-los e deixar que eles próprios encontrem respostas.




8. Ilha das Flores

Considerado pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. Divertido, irônico e ácido, Ilha das Flores trata de uma forma simples e didática a maneira que funciona o ciclo de consumo dos bens numa sociedade desigual.
Mostra toda a trajetória de um tomate, saindo do supermercado até chegar ao lixo. Um clássico do cinema de curta metragem nacional produzido em 1989.


9. Malucos de Estrada - A Reconfiguração do Movimento "hippie" no Brasil

O filme “Malucos de estrada: a reconfiguração do movimento hippie no Brasil” é uma iniciativa inédita que busca esclarecer a sociedade sobre a riqueza de valores deste universo cultural e colocar em discussão o atual processo de repressão que os artesãos vêm sofrendo.
A urgência e relevância em lançar luz sobre esta cultura é que sua sobrevivência e integridade estão seriamente ameaçadas pela invisibilidade social e por certo desconhecimento por parte dos gestores públicos sobre esta realidade.



Espero que tenham gostado das indicações. Beijos!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 684