Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 684

Praticando Yoga em casa

$
0
0

A palavra Yoga vem do radical Yug, em sânscrito, que pode ser interpretado como “concentrar-se” ou “meditar profundamente”. Em partes do ocidente onde a yoga é popular ela tornou-se associada com as posturas (asanas) do Hatha Yoga, a qual é considerada popularmente exercícios físicos. No Hinduísmo, Budismo e Jainismo a yoga é uma meio para a iluminação e influenciou outras religiões e práticas espirituais pelo mundo.
Se engana quem pensa que sua prática é de apenas exercícios parados, entediantes e meditação. A Yoga traz muitos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente e sua prática diária pode ajudar na tonificação de músculos, equilíbrio do corpo, concentração, respiração adequada e até na perda de peso.
Atualmente existem diversos tipos de Yoga, alguns mais tradicionais e outros que já foram adaptados às necessidades atuais. Tenho muita afinidade com a Yoga e sua ideologia, mas como o orçamento está apertado aqui em casa porque estou fazendo terapia e porque vem um bebê por aí, decidi buscar informações para começar a praticar em casa. Achei legal compartilhar a ideia com vocês, caso alguém também se interesse em fazer isso. Reuni algumas dicas encontradas em diversos sites, querem ver?

  1. Estude, se informe. Leia bastante sobre o assunto, compre livros, assista vídeos e, se puder, pratique algumas aulas com professor para aprender o básico.
  2. Faça uma avaliação médica antes de iniciar o seu programa de Yôga.
  3. Escolha um bom local para a sua prática e reserve-o só para esse fim. Mantenha-o limpo e arejado. Não deve haver móveis nem objetos duros ou pontiagudos, nem espelhos sobre os quais possa cair e ferir-se.
  4. O chão não deve ser muito duro nem muito macio. Geralmente usa-se o mat, um tapete para as práticas, mas não é obrigatório. Esteiras não são boas, pois retêm transpiração, poeira, ácaros e bactérias entre suas fibras. Além disso, escorregam e podem causar acidentes. Não coloque o rosto em tape­tes ou carpetes, que são os maiores coletores de imundícies.
  5. Observe qual horário você tem mais energia e disponibilidade para praticar.
  6. Pratique longe das refeições. Comece, no mínimo, duas horas após e termine meia hora antes de ingerir alimento.
  7. Antes de praticar, esvazie intestinos e bexiga.
  8. O banho deve ser antes e não depois da prática. Depois, só após meia hora.
  9. Despoje-se de tudo: relógios, pulseiras, anéis, brincos, colares, cordões, correntes, cintos, cintas, ligas, meias, etc.
  10. Desligue o celular ou telefone.
  11. Utilize o mínimo de trajes sobre o corpo. Pratique descalço (a não ser que esteja muito frio). Para roupas, qualquer uma de ginástica serve. O importante é sentir-se confortável. 
  12. Seja severo consigo mesmo, entretanto, não seja exagerado. Lembre-se de que Yôga é diferente da ginástica e não tem nada a ver com a Educação Física. Você tem que ir adquirindo a boa forma em Yôga paulatinamente e há que ter bom-senso. Não force uma ásana (postura) se você estiver sentindo dor. Não agrida o seu corpo, mas também não seja condescendente demais, senão, adeus progresso. O lema é: esforce-se sem forçar.
  13. Convide outras pessoas para participar. Uma das razões das aulas em estúdios serem tão populares é por ser mais fácil manter a motivação quando outras pessoas estão persistindo ao mesmo tempo em uma postura. Se você conhece outras pessoas que pratiquem Yoga, convide-as para praticarem com você. Convidando pessoas que tem objetivos semelhantes em termos de o que querem a partir da prática.
  14. Inicie com asanas simples, para ir dominando a técnica de forma gradual e poder avançar sem risco de causar lesões ou mesmo desanimo em continuar por não conseguir executar.
  15. Tente sempre manter a consciência sobre sua respiração.
  16. O yoga pode e deve ser feito todos os dias. Isso vai te fortalecer fisicamente, mentalmente e trazer cada vez mais bem estar. Podem ser apenas 10 min por dia no início.
Dicas de vídeos:





Lembrando que isso não é um incentivo para as pessoas largarem as aulas e que também não tenho nenhuma formação profissional, apenas informações leigas e de senso comum.

Fontes e indicações de leitura:
  • http://www.yoganapratica.com.br/2013/07/dicas-para-praticar-yoga-em-casa-e.html
  • http://boa-yoga.com/praticando-yoga-em-casa-3/
  • http://yogaemcasa.net/2013/12/14/dica-para-praticar-yoga-sem-orientacao-presencial/?relatedposts_exclude=1369
  • http://vidaminimalista.com/praticando-yoga-em-casa/
  • http://www.swasthyayoga.org.br/index.php/videos#

E aí, quem está comigo? Espero que tenham gostado do post. Beijos!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 684