1. Toda Poesia - Paulo Leminski: quem nunca leu uma poesia de Paulo Leminski? Esse livro, além de ter uma capa linda, é um compilado de tudo que já foi publicado pelo autor. Foi publicado pela Cia. das Letras, uma editora excelente, que eu adoro. O exemplar é super grosso, com mais de 400 páginas. Leminski tem uma forma singular de escrita, cheia de trocadilhos, bom humor e leveza. Quero muito!
2. Apaixonada Por Palavras - Paula Pimenta: a autora desse livro é a super conhecida Paula Pimenta, autora da série "Fazendo Meu Filme". Sempre ouvi falar muito bem dela, apesar de nunca ter lido. Me interessei quando descobri que nesse livro ela traz uma coletânea de crônicas super levinhas, sobre o cotidiano, escritas de 2000 à 2009. Fiquei super curiosa pra ler.
3. Destrua Este Diário - Keri Smith: vocês já deve ter visto que esse livro está bombando por aí! Achei super legal a proposta de estimular a criatividade e modificar a forma como lidamos com os objetos. Para quem não sabe como funciona, o 'Destrua este Diário' te convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. É legal a ideia de mudar o comum, sair da mesmice, do lugar de sempre, para que o novo posso surgir.
4. Borralheiro - Carpinejar: provavelmente você já viu alguma frase desse autor perdida por aí. Nesse livro ele mostra que é um homem do lar, que é romântico e fala sobre casa, relacionamento, sedução. Tudo isso a partir de uma reunião de 100 crônicas.
5. Eu Me Chamo Antônio - Pedro Gabriel: quem aí conhece a Fan Page "Eu Me Chamo Antônio"? O livro é o resultado da poesia de Pedro Gabriel escrita com caneta hidrográfica em noites que o autor passava no bar carioca Café Lamas. As histórias escritas em guardanapos tem como figura principal o personagem Antônio, e o tema de maior destaque é o amor. O livro tem quase 200 páginas com fotografias que casam com as frases. E ainda tem uma surpresa para os leitores: uma página com um guardanapo em branco para soltarmos nossa criatividade, escrever nossa poesia e depois compartilhar o resultado nas redes sociais com a hashtag #livrodoantônio.
6. Preciso Rodar o Mundo - Michelli Provensi: sem dúvida alguma minha modelo nacional favorita é a Michelli Provensi. A primeira vez que eu a vi foi em um editorial de moda da Gloss e me apaixonei por ela e pelo jeito de "gente como a gente". E é claro que fiquei enlouquecida quando descobri que ela iria lançar um livro. Nesse livro ela conta suas andanças pelo mundo da moda e busca desmitificar a carreira de modelo. O livro possui 200 páginas, sendo que 16 trazem fotos pessoais e profissionais e ilustrações de Filipe Jardim. Quero agora!
7. Um Lugar na Janela - Martha Medeiros: nesse livro de contos e crônicas, a autora gaúcha traz uma série de relatos de viagens em sua típica escrita leve e divertida. Em páginas amareladas, capítulos curtos e relatos, a autora privilegia os sentimentos, impressões, memórias e lembranças de viagens que qualquer um adoraria fazer.
8. Paris Vesus New York - Vahram Muratyan: o autor é um designer e artista plástico de origem armênia criado em Paris. O livro consiste em uma série de imagens que compara as duas cidades. Antes de sua arte virar um livro, Vahram colocava as ilustrações em um blog. O sucesso foi tanto - e não é pra menos - que a ideia do livro logo surgiu.
9. Para Todos os Amores Errados - Clarissa Corrêa: o livro conta com 71 contos e crônicas (além de poemas adicionais). A redatora, publicitária e blogueira Clarissa Corrêa escreve sobre as desilusões de um romance avassalador. Entre os altos e baixos do fim de uma relação amorosa, a história é contada e sentida a partir de desabafos escritos em primeira pessoa.
10. Roube Como um Artista - Austin Kleon: se encaixa perfeitamente na temática de inspiração que tanto amo, com uma pitada carinhosa de criatividade. Roube como um artista não é um livro de autoajuda. Não há o imperativo de faça, acredite e aconteça, algo bem comum deste gênero, pois Kleon narra as experiências pessoais e não obriga ninguém a acreditar que as palavras dele são universais. Quero muito!
E aí, já leram algum desses? Têm vontade de ler algum?