Imagem: Giovanna Ferrarezi
Sem dúvida alguma minha modelo nacional favorita é a Michelli Provensi. A primeira vez que eu a vi foi em um editorial de moda da Gloss e me apaixonei por ela e pelo jeito de "gente como a gente". E é claro que fiquei enlouquecida quando descobri que ela iria lançar um livro. Esse livro conta suas andanças pelo mundo da moda e foi lançado há apenas 2 dias no SPFW. “Queria contar a realidade do universo de uma modelo normal, que não é celebridade”, diz Michelli. “Eu nunca fiz capa de “Vogue” francesa, não fiquei milionária… Sou uma menina normal”.
Com certeza as modelos tem muitas experiências e histórias para contar. A maioria sai de casa muito cedo pra viajar o mundo, etc. Michelli conta que sempre gostou de escrever e tinha diários que preenchia com muitas histórias, acontecimentos, alegrias e angústias do dia-a-dia. O livro é uma boa base para quem está começando agora, com muitos relatos, depoimentos e dicas sobre as taxas e cachês, o lado burocrático de ser uma modelo, tornando-se também um manual. Ela conta sobre quando foi modelo de grandes marcas, como Givenchy, YSL, Issey Miyake e Yohji Yamamoto.
A ideia principal de Michi ao escrever o livro foi desmitificar a carreira. Ela faz uma analogia dizendo que as modelos são como os jogadores de futebol, sofrem bullying e levam fama de ignorantes. Ela também tenta alertar a quem sonha com a profissão, que nem sempre a carreira de modelo é flores, champanhe e ar condicionado.
Como forma de divulgação, ela lançou um videoclipe no qual canta um rap, composto por ela mesma, em parceria com outras modelos.
E aí, o que acharam? Eu estou louca pra ler, pena que quase não tenho tempo :(