Acho que eu não sou a única a exagerar nos doces. Ou sou ? Rsrsrs. Todo mundo, pelo menos umas cem vezes na vida, já disse algo parecido com "Huuum... acho que tô exagerando no doce, melhor diminuir né?". Independente do porte físico, o grande consumo de doces preocupa a todos com um pouco de bom senso e zelo pelo lindo corpinho. Foi pensando nisso que criei esse post, para ajudar a todos a ter uma vida mais saudável. Separei algumas dicas para caminharmos juntas rumo à "libertação" dos doces.
E aí, gostaram meninas? Espero que ajudem vocês! Um grande beijo e continuem acessando o blog pra ficar por dentro das novidades que vou trazer. Alguma sugestão ou dúvida? Comentem.
Bom, a vontade de comer doces está diretamente ligada ao aumento da produção de serotonina, que é um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Quando estamos tristes os níveis deste hormônio estão em baixa em nosso organismo e sentimos vontade de comer alimentos doces.
O fato é que, embora a vontade de comer doces seja normal e até saudável em todos nós, em algumas pessoas ela se apresenta mais constante e até de forma incontrolável, fazendo com que o o consumo de açúcar comprometa a dieta e a saúde, favorecendo o desenvolvimento de doenças como a obesidade e o diabetes. Portanto, vamos à dicas...
- Se a vontade de comer doces é muito grande, não pare de consumi-los de uma vez por todas. O ideal é reduzir o consumo aos pouquinhos. A parada repentina geralmente dura pouco e, quase sempre, tipo 99% das vezes, a pessoa sofre com um efeito rebote, abusando mais ainda dos doces.
- Baseie sua alimentação em três refeições principais e duas pequenas refeições nos intervalos (isso ajudará a controlar os níveis glicêmicos e diminuirá a sua fome).
- Não deixe de se alimentar corretamente, pois isso ajuda a diminuir o desejo por doces depois do almoço ou jantar.
- Troque os doces por frutas in natura, frutas secas. Busque alternativas como gelatinas com pedaços de frutas e frutas com iogurte desnatado. Frutas como maçã, pera ou banana podem ser cozidas até em micro-ondas comcanela e um pouco (é pouco, hein!) de açúcar ou mel, e são uma ótima opção de sobremesa mais saudável, que pode suprir a sua necessidade de comer doces.
- Não carregue doces na bolsa e evite deixá-los escondidos no armário. Manter as tentações por perto só aumenta a vontade de pecar. Por isso, evite guardar balas, chocolates e outros docinhos em casa.
- Controlar-se emocionalmente evita a compulsão por doces. Caso tenha dificuldades para assumir esse controle e usa os doces como válvula de escape para os seus problemas, é importante que procure ajuda. Conversar com uma amiga, com os pais, namorado, psicólogo ou até mesmo pensar que não é a unica a passar por isso, também pode ajudar. E lembrem-se: nada na vida vem sem luta ou dificuldade. Essas coisas fazem parte. Aceite os desafios da vida e seja FELIZ! Mas, voltando aos doces (rsrs)... não os elimine totalmente da alimentação (diminua, tente o controle) enquanto não buscar um suporte emocional e, sobretudo nutricional adequado!
- Atenção: esqueça a ideia de pular refeição ou diminuir quantidades para, mais tarde, comer uma sobremesa. Essas táticas geralmente não funcionam, pois acabamos comendo mais nas refeições posteriores ou ficamos “beliscando“ sem perceber. O resultado é um aumento nas calorias diárias ingeridas que, muitas vezes, nem é percebida e resulta naqueles famosos quilinhos a mais.
E aí, gostaram meninas? Espero que ajudem vocês! Um grande beijo e continuem acessando o blog pra ficar por dentro das novidades que vou trazer. Alguma sugestão ou dúvida? Comentem.