Quantcast
Channel: Coisas Fúteis
Viewing all 684 articles
Browse latest View live

Sobre incensos

$
0
0

Incenso vem da palavra "incendere", que significa queimar, incendiar. Portanto, pela queima de qualquer parte de plantas aromáticas (como cascas, raízes, flores, madeiras, resinas), a sua fumaça é capaz de modificar o estado de espírito das pessoas e do próprio ambiente. As plantas mais usadas para esse fim, no começo, foram o sândalo, o olíbano, mirra, benjoim, cânfora, sálvia branca, capim limão, tomilho, entre outras.
Há indícios de que os egípcios foram os primeiros a usarem e confeccionarem incensos. Com o passar do tempo, outros povos, como os chineses, hindus, judeus, gregos, romanos, aderiram esse costume.

Do ponto de vista da fitoenergética, quando o fogo queima a planta, ele libera toda a energia latente acumulada durante o desenvolvimento da planta. Desde a germinação, todos os elementos da natureza atuaram sobre ela; o potencial do ar, da água, da terra e do fogo que participaram do processo de crescimento da planta torna-se disponível junto com a energia da planta quando ativamos com consciência.
Ao ativar todas as energias citadas, o incenso torna-se uma ferramenta poderosa para rituais e cerimônias. Durante a queima, além de todas as energias, é plasmado um potencial energético limpo, como uma folha em branco para colocar a sua intenção, seus pedidos e desejos. Portanto, toda vez que você queimar um incenso, foque sua mente nas intenções que você tem, esteja consciente do que deseja e do que pensa enquanto queima um incenso de ervas.

Já do ponto de vista de outras terapias complementares como a aromaterapia, ao queimar incensos naturais, as moléculas de óleos essenciais da planta se dispersam no ar. Essas moléculas entram em contato com o nosso sistema olfativo ou com a nossa pele; depois, as informações sensoriais chegam ao cérebro, onde se processam as mudanças de estado mental e emocional, evocando memórias e lembranças associadas ao efeito causado pelo incenso. Os efeitos podem ser: relaxante, estimulante, energizante, calmante, antisséptico, curativo, depurador, entre outros.

Os incensos mais tradicionais são feitos de várias partes da planta, ou a partir de sua resina e óleos essenciais, mas há muitos vendidos em maior escala que não contêm esses ingredientes – muitos são feitos com essências não naturais, carvão e derivados de petróleo, que fazem mal à saúde.
De uns anos para cá, houve um aumento do interesse pelo uso de incensos para fazer dos ambientes domésticos e íntimos um local mais aconchegante e agradável. Essa faceta é muito explorada e aplicada pela aromaterapia atualmente, e muita gente pode se enganar com a oferta abundante em qualquer loja de variedades. Para comprar e usar, esteja atento à composição: um bom incenso não contém carvão, derivados de petróleo (como o óleo mineral) e nem essência.

Um estudo feito em Portugal alerta que foram analisados em laboratório 18 ambientadores, entre incensos e óleos, de várias marcas. Conclui-se que a "maioria dos incensos e óleos essenciais libera compostos tóxicos ou nocivos para a saúde, aproveitando a falta de legislação para estes produtos". Nestes produtos, foram encontrados benzeno e formaldeído, "duas substâncias reconhecidas pelos seus efeitos cancerígenos. Um só pau de incenso pode emanar benzeno em quantidade equivalente à de cinco cigarros."

As substâncias encontradas nos incensos e óleos são alergênicas, alerta a associação. Podem ser susceptíveis de provocar "crises de asma ou reações alérgicas". Alguns dos ingredientes têm ainda "compostos orgânicos voláteis, responsáveis por irritações na pele, nos olhos e nas vias respiratórias, enxaquecas, cansaço, náuseas e fadiga".
Para se ver livre do perigo, vale ficar atento à composição, não usar incensos com freqüência, nunca os acender em locais fechados e evitar os que lançam fumaça demais. E a melhor das soluções, faça seu próprio incenso de ervas. Veja o passo-a-passo aqui.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse recurso maravilhoso que a natureza nos proporcionou. Beijos!

» fonte | fitoenergética


Gratidão, 2015

$
0
0

Um eterno reformar é necessário para moldar o amanhã. Quem eu fui já não condiz mais com quem eu sou hoje, de um jeito lindo e leve. Olhar as mudanças internas e externas no passado só aumentam a chama no coração de um futuro muito diferente do presente. Sempre mais forte, mais revigorado e melhor. Ninguém está no mundo para ficar parado ou andar para trás. A vida é a delicia de poder sempre ir mais para frente.
É preciso olhar pra dentro muitas vezes. É preciso se abster de certos alimentos, é preciso se abster de certos lugares, é preciso se abster de certas palavras. E é preciso se abster de certas pessoas. Porque é assim que cuidamos do nosso campo físico e espiritual para a chegada de novas águas, novas flores e novas borboletas no jardim. E o mais importante: é assim que fornecemos o melhor de nós para as que já habitam esse jardim permanecerem voando sobre ele. 
É tempo de fazer um balanço, de olhar para a vida e perceber que ela vai ter sempre dias doces e dias amargos, dias de sol e dias de trovoada. Pessoas que plantam sorrisos em nós e que nos devolvem a paz, e outras que chegam para nos ensinar a nunca sermos como elas. 
É tempo de fazer um balanço, de guardar os dias bons, de paz e de amor como quem guarda um tesouro. De deixar para trás todos os outros, confusos, nublados, cinzentos, como quem se livra de um enorme peso. É tempo de agradecer tudo o que temos de bom, acreditar na sorte da vida, na confiança que ela nos dá e na força que nos faz olhar sempre em frente e saber exatamente aquilo que tem de ser feito: começar de novo.
Hoje, mais do que nunca, é dia de agradecer e pedir paz, amor, serenidade, saúde e equilíbrio. Todo dia é dia, mas hoje a energia que pedirmos é a energia que teremos ainda mais, de dentro para fora e de fora para dentro, para um lado e para o outro, e para cima e avante! 
Em 2016 sejamos luzes que brilham na escuridão. ✨

A volta do blog e recomeços

$
0
0

Depois de muito tempo longe, voltei pro meu recanto. Meu afastamento não foi à toa, por falta de vontade de estar aqui, mas por necessidade de priorizar outras urgências da vida. Agora posso dizer que já sou quase 100% psicóloga, pois só falta colar grau e pegar o diploma. Me afastei durante esse tempo para me dedicar ao meu trabalho de conclusão de curso, que consegui finalizar, apresentar e ser aprovada com louvor. Estou numa nova fase agora, precisando reconfigurar caminhos, tomar decisões, trilhar novos rumos. Recomeços. A vida é um eterno processo de fechamento e abertura de ciclos.

"Vou arquivando na gaveta das [minhas] pequenas conquistas, todos os impossíveis que diziam existir no caminho. Um a um, vou provando que com uma boa dose de amor-próprio, outra de confiança e muitas de persistência, eu chego lá.
Vou encolhendo os ombros ao tempo que [dizem] demoro a chegar ao destino. Demore o tempo que demorar, a única pressa que tenho na vida é a de ser feliz. Tudo o mais, pode ir chegando com a calma e a serenidade do que é nosso: vem para ficar.
Vou guardando em mim a generosidade, a ternura e o infinito particular dos que são as traves mestras da minha vida. No abraço deles cabe a minha força. No meu coração cabe a verdadeira certeza: o que é para ser ninguém tira, inclusive a maneira de brilhar." - ❥-

Sofia de Castro Fernandes

Novos ventos vem por aí... Espero ter vocês comigo.

Ps.: Agradeço muito quem se preocupou perguntando sobre o fechamento do blog. É muito bom saber que vocês gostam de acessar esse espaço e ler meus pensamentos.

Chás e flores da Julia Smith

$
0
0

Descobri essa semana um Instagram, o @humphreyandgrace, que reúne, em fotos perfeitas, tudo que acho mais lindo: chás e flores. O perfil tem mais de 200 mil seguidores e as fotografias a que me refiro vem sempre mescladas a outras de arquitetura e paisagens incríveis.
Fotografias com composições orgânicas, organizadas, em cores claras, bem clean, iluminadas. Em cada uma delas a gente percebe um cuidado em equilibrar cores e formas. 









Enfim, eu não poderia deixar de compartilhar essa descoberta com vocês! Espero que tenham amado tanto quanto eu. Já olhei as fotos umas mil vezes e achei extremamente inspiradoras. 

Beijos, até o próximo post!
Viewing all 684 articles
Browse latest View live




Latest Images

Pangarap Quotes

Pangarap Quotes

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC